Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Running VS Science

Um blog científico cheio de curiosidades sobre a corrida, conselhos para melhorar a performance e entrevistas fenomenais a casos reais de pessoas comuns que venceram na corrida.

11 de Outubro, 2016

#Suplementação2 - Dextrose

Nádia Santos

14642918_1470989272927608_2072029946_n.jpg

O segundo suplemento a ser referido nesta rúbrica é a Dextrose, um monossacarídeo* proveniente do milho.

Mas antes de falarmos do seu valor enquanto suplemento e da sua importância nos atletas, convém perceber um pouquinho do que é isto de monossacarídeos e que efeito têm no nosso metabolismo.

 

Os hidratos de carbono, também designados bioquimicamente como açúcares, são a nossa fonte principal de energia. Estes podem ser designados de monossacarídeos ou polissacarídeos. Monossacarídeo, como o próprio nome indica, advém de "mono" ("um açúcar") e é por exemplo o caso da glucose. Polisscarídeo, por sua vez, advém de "poli" (composto por "mais do que dois açúcares"), e é por exemplo o caso do amido ou do glicogénio.

 

Structural-formula-for-x3b1-D-glucose.jpgD-Glucose

transferir.png

(O amido é composto por vários monómero de glucose, é portanto um polissacarídeo)

 

Acontece que, quando ingerimos hidratos de carbono, estes são geralmente separados e/ou convertidos em monómeros de glucose. Esta, por sua vez, sofrerá o processo de glicólise, um processo aeróbio (em condições oxigenativas) que tem como base a degradação da glucose para produção de ATP. 

 

173bdbe980e7f1f0c4caefdd20f55bcf.jpg

(Esquema sintetizado da glicólise)

 

Para além disso, o nosso organismo contém reservas de glicogénio, nomedamente no músculo (algo que já foi explicado no post #Suplementação1 - Proteína Whey que é um polissacarídeo de reserva. Quando treinamos, este glicogénio muscular é degradado em monómero de glucose para nos oferecer energia durante o treino ... E sendo esta a nossa fonte principal de energia, convém que seja reposto para não sentirmos demasiada fadiga que condicionará os treinos dos dias seguintes...

É AQUI QUE ENTRA A DEXTROSE!

 

Após exercício intenso, os teu glicogénio muscular necessita de ser renovado, sendo a dextrose um suplemento fantástico! Mas o que é a dextrose exatamente? Nada mais nada menos, que outro nome para a glucose! Ao ingeri-la, o teu metabolismo possui agora as condições necessárias para iniciar a síntese do glicogénio que facilmente será reposto nos teus músculos. 

Para além disso, a dextrose é um ÓTIMO aliado à construção muscular, pois com açúcares disponíveis, o teu corpo não sente necessidade de ir buscar energia às proteínas, prevenindo assim o catabolismo muscular (hipertrofia, lembras-te? :p).

 

QUANDO ENTÃO TOMAR DEXTROSE?

- Dizem alguns especialistas que o ideal será tomar de manhã e logo pós-treino. Isto porque, sendo um monossacarídeo tem uma benéfice: rápida absorção! 

O seu alto indíce glicémico também é importante pois produz uma alto pico dos níveis de insulina que ajudam na condução de nutrientes até às células ;)

 

MAS ENTÃO, DEVO OU NÃO TOMAR DEXTROSE?

 

Mais uma vez, não sou a pessoa indicada para responder a essa questão, e sim apenas o vosso nutricionista desportivo. No entanto, posso deixar-vos a minha opinião. 

No meu caso, não sinto necessidade de tomar dextrose, pelo menos enquanto corredora. Opto geralmente por comer frutas, como a banana por exemplo, que são ricas em carbohidratos (açúcares) de absorção rápida! 

A ingestão ou não, parte de ti! ;)

 

2-coma-frutas-1437605162849_615x300.jpg

(A ingestão de frutas pós-treino é um excelente aliado para a reposição de glucose no sangue e consequente reposição do glicogénio muscular)

Podes comprar Dextrose em variadas lojas desportivas ou sites online de suplementação.

 

Alguma dúvida, não hesites em colocar :) 

 

Nádia Santos

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.