Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Running VS Science

Um blog científico cheio de curiosidades sobre a corrida, conselhos para melhorar a performance e entrevistas fenomenais a casos reais de pessoas comuns que venceram na corrida.

17 de Outubro, 2016

CORRER = Neurónios novinhos em folha!

Nádia Santos

brain-running.jpg

És estudante?

Por quantas vezes pensaste em iniciar-te no mundo da corrida, mas acabaste por desistir com medo de falhar nos exames que se avizinham?

És trabalhador?

Quantas vezes sentiste que a memória te falha em serviço e tens um medo terrível do patrão?

Pois tenho boas (ou más) notícias :P Acabaram-se as desculpas!!!

Já há muito que se sabe os benefícios do exercício físico no sistema cognitivo, nomedamente de exercícios cardiovasculares, como é o caso da corrida.

Aliás, por várias vezes, o exercício físico é recomendado como anti-depressivo, resultando até bastante vezes para apaziguar estados de euforia/stress... Mas afinal, que vantagens tem a corrida no nossos sistema cognitivo?

Para mostrar-te as evidências, o Running VS Science apresenta-te o Professor Timothy Bussey da Universidade de Cambridge, que juntamente com os seus colaboradores, chegou a conclusões fantásticas: a corrida é responsável pela estimulação da criação de novos neurónios!

A sua pesquisa baseou-se no uso de dois grupos de ratinhos de laboratório, um grupo de controlo e um outro grupo submetido a exercício físico regular (corrida na rodinha). Ao longo dos dias, a memória dos ratinhos era testada através da observação e toque de 2 quadrados num ecrã: o toque na esquerda, oferecia comida; o toque na direita em nada os recompensava. A ideia era que os ratinhos memorizassem qual quadrado oferecia recompensa.

ratos correndo.jpg

Acontece que, os investigadores chegaram à conclusão que os ratinhos "desportistas", conseguiram obter o DOBRO da comida que os ratinhos sedentários! Espantoso, não é? :) Coincidência? Podia ser... Mas não foi :) Para 100% de garantias e para reforçar a ideologia inicial de que correr cria neurónios, os tecidos cerebrais dos roedores foram analisados e os corredores apresentaram um crescimento espantoso: uma média de 6 mil novas células por milímetro cúbico! Isto sim, é fantástico! :)

Como vês, a corrida é então responsável pela criação de novas células cerebrais, o que é fantástico para a nossa memória!

Os motivos podem ser variados... Mas acredita-se que o aumento do fluxo sanguíneo transportando nutrientes e oxigénio ao cérebro em grande quantidade ou aos fatores de crescimento (responsáveis pela proliferação e diferenciação de novas células) que são libertados durante a corrida, sejam os principais responsáveis.

F1.medium.gif

(Os fatores de crescimento atuam ao nível da proliferação celular e diferenciação, podendo então dar origem a novas células)

629e5a9d95a971eadf1bb43aeb342a8b.jpg

Estudos também já foram realizados em humanos, como por exemplo um estudo estudo intitulado: “Acute Aerobic Exercise Increases Cortical Activity during Working Memory: A Functional MRI Study in Female College Students” onde se verificou que o córtex e o hemisfério frontal esquerdo das mulheres submetidas a sessão de exercício aeróbio, mostraram sinais de melhoria nos processos de controle.

Ainda achas que correr te prejudica nos estudos ou no trabalho?

Eu se fosse a ti, pensava melhor ;)

14741822_1479934245366444_4044325_n.jpg