Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Running VS Science

O objetivo deste projeto é incentivar o início ou a progressão neste desporto fantásico que é o Running, e ensinar através da ciência várias questões relacionadas com o mesmo :)

Running VS Science

O objetivo deste projeto é incentivar o início ou a progressão neste desporto fantásico que é o Running, e ensinar através da ciência várias questões relacionadas com o mesmo :)

09
Abr17

Um clube... Uma nova etapa na minha vida desportiva... :)

Nádia Santos

 

17795713_625981380929787_3726078098041863716_n.jpg

 

Para muitos que me conhecem ou que me seguem, acredito que tenham sido apanhados de surpresa com esta nova notícia: a Nádia entrou num clube de atletismo.

 

Para vos ser sincera, até eu fui apanha de surpresa! Não que nunca tivesse pensado no assunto, mas sempre pensei nisso como algo que "eu devesse ter feito" no passado e não propriamente como algo a fazer num futuro próximo (ou distante sequer).

 

Não escondo de niguém que me arrependo imenso de não ter descoberto esta paixão pela corrida mais cedo. Tive a oportunidade de me dedicar ao desporto durante a infância/adolescência e podia ter agarrado essa oportunidade... Mas nunca fui de me agarrar a elas! Sempre achei que não tinha nascido para me dedicar a isso (o que hoje sei que era uma opinião extremamente idiota!).

Pratiquei natação e fui federada no basketball... E já há vários anos que sentia saudades da competição e convívio desportivo. Pensava nisso imensas vezes... Mas sempre com a ideia de que "agora já é tarde para regressar...".

 

Foi então que descobri a paixão pela corrida e um novo sentimento surgiu "Porque não descobri isto mais cedo? De certeza que teria levado isto mais a sério...". Não só porque AMO corrida mas também porque afinal, eu tenho jeito para desportos individuais (já o tinha na natação). MAS ATLETISMO? EU? Eu detestava atletismo na escola! Mas porque também nunca lhe dei a hipótese...

Ai se eu soubesse o que sei hoje... Juro que teria entrado num clube de atletismo mais cedo, e hoje quem sabe, me vissem a correr em pista :) 

 

Mas não o fiz... Na vida nem sempre descobrimos de imediato as coisas em que realmente somos bons... Há pessoas que nem sequer chegam a saber! No meu caso... Eu sabia para que tinha jeito a nível profissional... Adoro ciência, adoro investigação... Mas faltava-me preencher qualquer coisita... E por dentro achava que poderia ser um hobbie (música, desporto,...) qualquer coisa!! Qualquer coisa que eu pudesse dizer "EU SOU BOA NISTO E GOSTO DE ME DEDICAR A ISTO!"... Mas eu não tinha nada disso... E apesar de feliz, nunca me senti realizada... E o mais engraçado é que achava que era uma pata-choca a atletismo =P

 

Mas descobri a corrida... 

Descobri coisas neste desporto que me levaram realmente a ter pena de não me ter dedicado mais cedo. E mais engraçado ainda? Descobri que até tinha jeito!

 

Tudo começou uma vez numa atividade da universidade (já corria há 1 ano), em que um professor de atletismo e de ginásio (ex-atleta) nos deu algumas dicas acerca de técnica de corrida e do nada me pergunta "Já praticaste atletismo?" e eu "Não... Porquê?" e ele "Parece... Tens técnica!".

Na altura fiquei a rir por dentro "Eu? Técnica? Eu nem um salto como deve de ser sei dar"!! AHAHAH

Mas fiquei com aquilo na cabela... E comecei a tentar perceber algumas coisas por mim mesma... 

Comecei por reparar que o meu salto estava muito mais intenso! Salto bem mais alto e com muito maior impulso também para a frente! Os meus sprints?!? Estão cada vez mais a ficar mais brutais!!! A fazer skipping... Os braços já fluem naturalmente e não ficam "presos"! Fiquei boquiaberta com estas situações... Afinal, será que dando algum estímulo ao meu corpo, eu até tenho "genética" para atletismo? 

17799234_1700212930005240_9053174447169546720_n.jp

 

Foi então que numa bela terça-feira no treino com o Running Espinho, comecei a integrar no grupo dos 10km a 5'00... Custava-me muito de início, mas tentava!! Numa das vezes que fiquei para trás, a correr a rondar os 5'07, um atleta ficou comigo e apoiou-me o treino inteiro! Mas melhor? Disse-me as melhores palavras que podia ouvir "Eu acredito que tu darias uma grande atleta. Se quiseres, eu faço-te um plano de treino. Gostavas?"... Esse atleta, era o meu treinador de hoje, Augusto Rachão. Ora, um atleta excelente e treinador excelente a oferecer-me um plano?!?! UAU!! Aceitei de imediato!

 

A partir daí a minha evolução foi notória! Rapidamente baixei dos 50 min nas provas de 10km e ainda fiz uma meia-maratona abaixo de 2h (a primeira!!). Para além disso, a minha técnica de corrida (apesar de ainda precisar de muitas melhorias!) começou rapidamente a melhorar... Comecei a sentir-me a conseguir "voar" :) 

17309551_1678453872181146_1442729229189739897_n.jp

 

 

Fomos indo e fomos vendo... Fui seguindo o plano até que mais uma vez, fui surpreendida por outro grande atleta :) O Carlos Ferreira! O Carlos, também treinado pelo Augusto, é um excelente atleta com imensa experiência. E apesar de já o conhecer através dos treinos do Running Espinho e Runners n Friends, foi na Corrida Cidade de Aveiro que ele me fez o convite :)

Que convite? Para entrar no clube, claro :) E não só... O Carlos tornou-se o meu treinador adjunto!!! E dá-me tanto apoio que nem sei onde ele arranja paciência :p 

Digam-me lá... Quantos atletas têm a vantagem de serem treinador por dois treinadores? :D

 

ACEITEI O CONVITE, CLARO! 

Rapidamente fui conhecer o Sr. Presidente do Grupo Desportivo de S. Paio de Oleiros que foi 5 estrelas!

Primeiro, disse-me as palavras que eu gostava de ouvir "Os estudos estão primeiro!"... Porque como é claro, como sabem, estou a terminar o meu mestrado em Biotecnologia molecular... Um curso que exige muitos dos seus alunos mas que apesar de tudo... É o que quero fazer da minha vida :) 

E para além disso, deixou-me completamente à vontade e foi super simpático comigo!! ADOREI ADOREI ADOREI!

 

Recebi pouco tempo depois o meu equipamento (que partilhei nas redes sociais convosco) e já estou ansiosa de o poder usar!!

 

O que espero desta nova etapa?

 

Bem, aceitar o convite, apesar do meu "CLARO" não foi fácil... Não é fácil estar num mestrado, ter um part-time e ainda dedicar ao desporto... Para além disso, a minha prioridade é o meu curso que está a terminar... É arranjar um emprego na minha área (que sei lá eu onde vou parar!)

Mas ensinaram-me a tentar viver o dia! A viver o que me dão "hoje!". A não ter medo do amanhã e aceitar os desafios! Se tenho que estabelecer prioridades? Claro que tenho...

Talvez não venha a dar 100% de mim ao atletismo tendo em conta a situação da minha vida académica... Mas mesmo que não dê 100%, ao clube isto eu prometo: vou dar a % máxima que de mim conseguir!!!

Nunca me ponho em nada que não leve a sério! Levo muito a sério o meu curso (também claro a coisa mais importante); o meu part-time; o meu blog e o desporto!!! E quando sinto que não posso dar tudo, sou sincera! Admito! Mas enquanto conseguir... Juro suar sangue e suor pelas coisas as quais me dedico!

 

Portanto eis o que espero por esta nova etapa:

1) Evoluir enquanto atleta

2) Trazer alegrias desportivas a mim e ao meu clube

3) Conhecer todo este mundo do atletismo que hoje em dia, tanto me fascina :)

 

Espero que ainda ouçam falar muito de mim :) Não como uma Rosa Mota! :) Mas como uma Nádia Santos que mesmo não sendo profissional, é uma cientista com uma capacidade atlética fantástica!!! E quem sabe... Talvez um dia suba a um pódio :p Mas isso só o futuro o dirá :) 

 

É verdade que o termino do curso vai deixar a minha vida num incógnita... Mas será que tenho que desistir das coisas que me fazem feliz e sofrer por antecipação? :)

 

VIVE HOJE! Desde que claro... Lutes sempre pelo teu futuro :) 

9 comentários

Comentar post