Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Running VS Science

Um blog científico cheio de curiosidades sobre a corrida, conselhos para melhorar a performance e entrevistas fenomenais a casos reais de pessoas comuns que venceram na corrida.

03 de Setembro, 2016

Não desistas! - Dicas para te manteres motivado

Nádia Santos

 

14203240_529158253945434_6103586244485781095_n.jpg

 

Agarraste nas tuas desculpas, fechaste-as numa gaveta, calçaste os ténis e foste correr... BOA! O primeiro passo está dado e estás de parabéns! Mas agora vem o mais difícil ... Manteres-te motivado :)

Quantas vezes de facto tomaste a iniciativa de começar a correr mas havia sempre algum imprevisto que te fazia desistir? Ou o tempo está mau, ou estás muito cansado(a), ou o dia correu mal, ou tens pouca resistência e sentes que não vale a pena insistir ou até simplesmente não estás nem aí! Calma, não és o único! A isso chama-se falta de motivação e é muito importante mantê-la se queres de facto manteres-te ativo J

Tal como tu, eu também já desisti da corrida inúmeras vezes. Corria durante um mês e nem sei bem porquê, voltava a desistir... Não tinha motivação nenhuma e corria só porque “tinha de ser”. Hoje, não vivo sem correr...

Aqui ficam as minhas dicas para te manteres motivado, agora que já ultrapassaste a barreira de começar ;)

 

1) Desafia-te a ti próprio!

 

Começa por criar desafios/metas a ti mesmo. Metas desafiantes, mas possíveis de concretizar! Isto é, de nada vale a pena começares hoje a correr e começares já a pensar numa meia-maratona! Isto porque, até atingires um nível desses, precisarás de muito tempo e dedicação, por isso a tendência em desistir será elevada. Cria metas do género “Já corro 10min sem me cansar... Daqui a um mês vou conseguir correr 30min seguidos!”; “Corri 3km em 30min! Daqui a um mês vou conseguir correr 4km no mesmo tempo” e por aí fora... Cria metas possíves mas que te desafiem ao mesmo tempo. Vai-nas aumentando à medida que vais progredindo na corrida.

 

2) Escolhe os teus percursos favoritos

 

Nem toda a gente tem a benéfice de ter belas paisagens perto de sua casa. Mas a ideia é escolheres locais que te transmitam calma e tranquilidade. Escolhe os teus locais favoritos. Há quem prefira a praia, há quem prefira a floresta, há quem prefira a estrada e o mundo citadino... Tu é que escolhes o teu local favorito! Se for preciso, corre uma vez em cada uma das diferentes opções que tens perto de casa e no fim, decides qual te agrada realmente mais :)

 

corrida-na-praia1.jpgLunarun-Porto-00.jpg

 

munique_one_correr_parque_ingles_06.jpgOs Melhores Locais para Correr em Lisboa.jpg

 

(Podes optar por correr na praia, no centro da tua cidade/vila/aldeia, num parque, junto ao rio... Escolhe o teu favorito dentro do que te é acessível)

 

3) Escolhe a hora certa!

 

Nem sempre é fácil escolher a hora que mais nos agrada para correr, pois o trabalho/estudos condicionam essas mesmas escolhas. No entanto, sempre que possível, tenta correr à hora que mais satisfação de trás. Por exemplo, eu AMO correr ao fim do dia, ao pôr-do-sol, após um dia exaustivo e ao fresquinho... Acaba por ser o meu momento de relaxamento e reflexão :)

 

4) Usa aplicações com GPS

 

Parece que não, mas o avanço da tecnologia em muito ajuda na motivação.  Hoje em dia existem imensas opções de aplicações inclusive para telemóveis que podem instalar nos vossos telemóveis e assim conseguirem assitir ao vosso progresso. Ver efetivamente que estão a progredir em relação a distâncias e tempos, começa cada vez mais a entusiasmar-vos :)

 

AndroidPIT-Runtastic-Pro-1.jpgEndomondo-App-Screenshot.gifnikerunning1.jpg

(Tens várias opções, desde o Endomondo, Runtastic, Nike Running, etc... Eu pessoalmente, utilizo o Nike Running)

 

 

5) Se gostas de correr com música... Escolhe uma excelente playlist :)

 

Eu AMO correr com música... Muitas das vezes, até escolho as músicas consoante o meu estado de espírito! O ideial, para mim, até costuma ser playlists de músicas ritmadas que me deêm mesmo vontade de “partir a louça toda” (partir tanto que uma vez à custa disso até caí no passadiço =P ahaha). Parece que não, mas colocar uma música que vos anime e que vos dê vontade de correr, gritar, dançar... É um excelente aliado J Também podes optar por músicas que te relaxem e aproveitar para refletir durante a corrida... A ideia é “não pensares que estás a correr!!”, se tiveres o pensamento noutro lado e não no “faltam 10min para terminar” custa-te menos correr e até te vai dar vontade de o fazer ao fim do dia :)

 

6) Desafia outros amigos corredores!

 

Para além de te desafiares a ti próprio, desafiar amigos também é uma boa forma de manteres motivado! Afinal... Quem não quer ganhar um desafio a um amigo? =p

 

7) Gosta/segue páginas de corrida

 

Nas redes sociais podes encontrar imensas páginas de corrida e inclusive de motivação. Podes assim acompanhar posts motivadores que em muitas vezes ajudam :)

 

9b2bd58362670b4cd7b6fe00f621c286.jpgb9e15d8edfa611b7c1d60e7015aa5b8a.jpgwatch-me-running-picture-quote.gif

(Em muitas páginas de corrida, podes ver este tipo de imagens e frases inspiradoras)

 

8) Acima de tudo... Apaixona-te

 

“Mas eu já sou casado e apaixonado...”. Não, não é esse tipo de paixão =P Apaixona-te pelo que fazes... Tudo bem que a paixão pela corrida a maioria das vezes é uma consequência, mas se seguires os passos anteriores de certeza que a corrida passará a ser 

um dos teus hobbies e quem sabe... Até te apaixonares por esta modalidade :)

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Nádia Santos

    07.09.16

    Olá Tânia,

    Obrigada pelo teu comentário :)
    Espero que gostes das publicações, o blog ainda tem muito para dar! :D
    Alguma sugestão que gostasses de ver por aqui, não hesites em dar as tuas propostas no facebook do Running VS Science: https://www.facebook.com/runningvsscience/
    Queremos ao máximo agradar a todos os leitores :)

    Beijinhos e boas corridas
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.