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Running VS Science

You're a product of science, you run and running is a gift of science. Um blog científico cheio de curiosidades sobre a corrida, conselhos para melhorar a performance e entrevistas fenomenais a casos reais de pessoas comuns que venceram na corrida.

18
Set16

#Lesões2 - Fascite Plantar

Nádia Santos

fascite-plantar.jpg

 

Hoje, para o segundo post na rubrica #Lesões, trago-vos a fascite plantar.

Para praticantes de corrida, os pés podem ser o foco de muitas lesões devido ao stress a que é submetido, sendo esta uma das lesões mais comuns.

É caracterizada por uma dor no calcanhar ou na sola dos pés e trata-se duma inflamação da fáscia plantar após stress repetitivo da zona que causa microtraumas neste tecido e consequentemente inflamação local. 

 

O que é a fáscia plantar? 

 

Também designada aponeurose plantar, é um ligamento que corre ao longo da parte inferior do pé (conhecida como sola do pé) com propriedades elásticas, podendo-se esticar conforme o movimento do pé. Percorre toda a sola do pé desde o calcâneo (osso do calcanhar), até se dividir em 5 ramos (um para cada dedo).

 

fasceite_plantar_inflamacao_na_planta_do_pe.jpg

 

 

As causas da fascite plantar baseiam-se no stress acumulado neste ligamento que lhe causa microtraumas, no entanto, existem alguns fatores de risco:

 

1) Idade: Ocorre principalmente em pessoas entre os 40-60 anos

2) Obesidade 

3) Forma do pé: chato ou demasiado cavo

4) Uso de calçado desaquado

5) Trabalho maioritariamente de pé

Entre outros...

 

Quais os sintomas?

 

Os sintomas da fascite plantar são geralmente dores no calcanhar ou na planta do pé, seja durante ou após a prática da atividade física. As dores podem ser agudas ou crónicas, sendo realmente mais dolorosas após atividade física intensa, subida de escadas ou várias horas de pé.

 

Diagnóstico:

 

Para efetuar um diagnóstico completo, o médico terá que ter em conta algum do teu historial, como por exemplo que tipo de atividade física praticas, se tens um trabalho em que necessitas de muitas horas de pé, quando começaram os sintomas, em que zona se acentua mais a dor, em que altura dói mais, a tua planta do pé... Fica preparado para este tipo de perguntas antes de consultares o médico de forma a teres um diagnóstico mais rigoroso :)

O médico também poderá procurar por alguma vermelhidão ou edema e ainda poderá pedir-te um Raio-X para descartar outras probabilidades de lesão.

 

Tratamento:

 

O tratamento da fascite plantar baseia-se no uso de analgésicos para apaziguar a dor, assim como de anti-inflamatórios para tratar a inflamação. Durante o tratamento, convém teres em causa um bom repouso, assim como o uso de calçado bastante confortável.

Exercícios de alongamento são também essenciais, assim como também sessões de fisioterapia. Nestas mesmas sessões, para além de alongamentos, poderão também ser efetuados exercícios de fortalecimento do músculo danificado e ainda aprendizagem de melhor colocação do pé (de forma a não colocar excessiva pressão na sola do pé).

 

Alguns exercícios para tratamento da fascite plantar poderão ser os seguintes: 

 

transferir.jpg

 

 

Alongamento com recurso a uma toalha. 

 

 

 

 

 

image 1.gif

 

 

Rolar uma bola de trás para a frente na zona da fáscia plantar. Podes usar uma garrafa também. 

 

 

 

 

 

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Rotação do pé no ar 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entre outros...

 

Não te esqueças de alongar SEMPRE esta zona após a tua corrida e de usar sapatilhas adequados (vê aqui o post sobre isso: http://runningvsscience.blogs.sapo.pt/tenisdecorrida-como-escolher-2117).

 

Também podem ainda ler o primeiro post sobre #Lesões, onde falamos de tendinite patelar, aqui: http://runningvsscience.blogs.sapo.pt/lesoes1-tendinite-patelar-2658

 

Alguma dúvida, não hesites em perguntar :) 

 

 

 

 

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