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Running VS Science

You're a product of science, you run and running is a gift of science. Um blog científico cheio de curiosidades sobre a corrida, conselhos para melhorar a performance e entrevistas fenomenais a casos reais de pessoas comuns que venceram na corrida.

05
Mar17

#KillThe21 - A 2 semanas da prova

Nádia Santos

 

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Olá atletas :)

 

Como sabem, faltam precisamente 14 dias para a grande EDP Meia Maratona de Lisboa, e como tal está na hora de abrandar

Os treinos de Endurance que me preparam para esta esta prova, estão feitos! As pernas já estão acostumadas a correr mais do que 1h30 e qualquer treino longo que faça de hoje para a frente, apenas resultarão em cansaço que se irá refletir mais tarde na prova.

 

Por isso, escrevo-vos este post para vos falar de como foram estes 3 meses de preparação e de como serão as próximas 2 semanas pré-prova.

 

DE JANEIRO A MARÇO ... UMA PREPARAÇÃO!

 

Inscrevi-me na EDP Meia Maratona de Lisboa por volta da altura de Natal como um objetivo a cumprir para o ano novo que se avizinhava. Na altura, já sabia que queria fazer uma meia maratona em 2017, mas ainda não tinha ideia de qual escolher, acabando por optar por esta dia 19 de março pelos motivos que vos apresentei neste artigo: #KillThe21 - Porque decidi estrear-me na Meia Maratona - E porquê Lisboa?. Nessa altura, tomei consciência que tinha cerca de 3 meses de preparação e que não podia "relaxar".

 

GRIPES, CONSTIPAÇÕES... UMA VERDADEIRA DESGRAÇA!

 

Entretanto chegou Janeiro e com ele os resfriados... Parecia uma injustiça... No momento em que mais precisava de me preparar, o meu corpo insistia em ficar doente. E "nem valia a pena" ir ao médico para tratar isto de vez... Mesmo com aconselhamento profissional, as gripes... Ganhavam sempre! 

Posso-vos dizer, inclusive, que ainda estou HOJE constipada. Não estou condicionada, mas ainda tenho espirros e quando acordo de manhã acordo entopida. Sei que "há porcaria" que não saiu totalmente.

Posto isto, o que achei que seriam 3 meses de preparação, acabaram se calhar por se resumir a 2 meses (ou menos!!). Nunca insisti com o meu corpo enquanto não me sentia a 100%... Nem aconselho! A saúde, no meu ponto de vista, está SEMPRE em primeiro lugar, não a vossa performance numa prova. Não somos profissionais... O nosso pão do dia-a-dia não é pago pelos nossos tempos de corrida... E eu NÃO queria condicionar o meu corpo a ficar pior e impedir-me de fazer aquilo que realmente paga o meu pão e não só... Imaginem ficar pior para o dia da prova! Era também uma tortura psicológica.

 

DEVAGAR, DEVAGARINHO... VAI REGENERANDO O CORPINHO.

 

Como dá para perceber pelo título, devagarinho fui recuperando... Tomei imensa coisa, vocês nem têm noção! Mas tentei acima de tudo apostar nas coisas naturais para estimular o sistema imunitário.

Muitas verduras e muita fruta rica em vitaminas e antioxidantes fazem parte do meu dia-a-dia, assim como comecei por beber um copo de água com limão de manhã em jejum para "limpar" as impurezas. Beber muita água e hidratar também é de extrema importância, pois doentes ficamos muito desidratados... E lá está... Devagarinho, lá fui melhorando... Para além disso, a meteorologia também deu-me algumas tréguas (esquecendo este fim-de-semana... lol!).

 

OS MEUS TREINOS 

 

Os treinos longos foram algo muito importante para criar aquela endurance nas pernas... O meu máximo de km em corrida tinham sido 15km... E dos 15 até aos 21k ainda vão 6km de diferença... Parece pouco, mas quando temos 15km acumulados nas pernas, 6km são uma eternidade!

Portanto eu precisava de criar alguma resistência, principalmente muscular, já que se for a ritmo confortável o coração não costuma sofrer muito...

 

Daí ter por duas vezes criado o evento de preparação Running VS Science... Correr em grupo ajuda-nos muito! A nós e aos outros :) Entreajuda é ótimo e lindo! 

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Vídeos dos treinos: 

Treino 15km - Oeiras

Treino 18km - Espinho

 

Já os meus treinos de séries e fartlek... Aqui sim o coração sofre!! Foram treinos (que continuarão ao longo destas 2 semanas) para me ajudar a criar ritmo de competição e também para poder suportar as diferenças de ritmo que posso vir a alcançar durante a prova... São mesmo muito importantes, apesar de dolorosos!

 

O reforço também é sempre importante... E que senhor reforço!!! Estão a imaginar-se 3 dias doridos após várias séries de agachamento com barra?? Nossa... Mas a verdade, é que noto IMENSA diferença e adoro treinar musculação.

 

Podem ver mais sobre o meu plano de treinos, aqui:  #KillThe21 - O meu plano de treinos para a Meia-Maratona de Lisboa.

 

A MINHA ALIMENTAÇÃO

 

A minha alimentação não foi muito diferente do que o habitual... Rica em verduras, frutas... Limpinha sem gorduras saturadas e com atenção ao açúcar. A única diferença foi que, neste mês de março, prometi não fazer nenhuma cheat meal. Isto é, nenhuma refeição do lixo, principalmente se fosse muito pesada, com molhos agressivos e de difícil digestão.

Claro que... Beber sempre muita água (algo que ainda é muito duro para mim!)

 

OS GÉIS

 

Numa prova longa, a reposição energética é deveras importante e portanto foram podendo ver nesta rubrica vários géis que fui experimentando. Vou acabar por levar comigo um extreme gel da Gold Nutrition. O sabor... Ainda estou a ponderar :) #Suplementação3 - Géis Energéticos

 

HOW I FEEL ! :D

 

Bem, agora uma questão importante :p Como é que me sinto? :p

 

Bem, penso que em termos de preparação que me sinto bem... Sinto-me preparada!

Não que esteja à espera de fazer grandes tempos, principalmente por 2 questões: 1) é a minha primeira meia maratona; 2) tive a questão de perder pelo menos 1 mês de treinos a sério por causa das gripes e temporais.

 

De resto, sinto-me confiante :)

Mas também me sinto nervosa... E ansiosa :p Geralmente, sou daquele tipo de pessoas que fica muito ansiosa perto dum acontecimento "grande". Digamos que sofro muito por antecipação... O que é mau =P 

 

 

E cá estamos... A 2 semanas da Meia-Maratona de Lisboa :) 

Em breve, dou-vos novidades! 

 

 

Nádia 

 

 

 

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