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Running VS Science

O objetivo deste projeto é incentivar o início ou a progressão neste desporto fantásico que é o Running, e ensinar através da ciência várias questões relacionadas com o mesmo :)

Running VS Science

O objetivo deste projeto é incentivar o início ou a progressão neste desporto fantásico que é o Running, e ensinar através da ciência várias questões relacionadas com o mesmo :)

06
Ago16

DE SEDENTÁRIO A UM AUTÊNTICO RUNNER: 8 passos fundamentais para começar a correr

Nádia Santos

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Nem sempre fui corredora...

Ao longo destes meus 23 anos pratiquei dois desportos diferentes: natação e basketball. Ambos os quais, já não pratico há muitos anos. Admito nunca ter sido das pessoas com maior capacidade cardiovascular e sim... ODIAVA CORRER! Principalmente quando deixei de vez o desporto e via-me obrigada a correr na escola nas aulas de Educação Física.. Uma tortura horrível!

Começar a correr após vários anos sem praticar desporto não foi pêra doce. Uma simples corrida de 5 minutos abafava comigo de tal ordem que parecia que o meu coração ia saltar-me da boca para fora ou até mesmo rebentar dentro do meu peito! Já para não falar da respiração descontrolada que mais parecia que me estava a dar um ataque de asma!

Identificas-te?

Don’t worry!

Comecei a correr em 2013, onde nem 5 minutos aguentava... Hoje, em 2016 já percorri 12km e faço todas as semanas pelo menos um treino de 10km (com ainda uma lesão pelo meio que retardou a minha evolução! Falarei acerca disso noutro post)

PASSOS FUNDAMENTAIS PARA COMEÇAR A CORRER:

  • CONVIDA UM AMIGO: Convidar um amigo que possa iniciar este novo desafio contigo será provavelmente a tua primeira melhor aposta! Até podem mais tarde “seguir caminhos diferentes”, mas numa fase inicial ter alguém que nos acompanhe é sempre uma bomba de motivação ;) Podem sempre puxar um pelo outro, motivarem-se e até mesmo desafiarem-se! Já para não falar de que, no fim da corrida, podem sempre meter a conversa em dia enquanto alongam =P
  • COMEÇA PELAS CAMINHADAS: Se não tens qualquer preparação física porque és do tipo “coach potato”, então o melhor será por começar a apostar nas caminhadas! Mas atenção, não são caminhadas para ver montras ou para parar e apanhar Pokemons =P Caminhar rápido, sempre a ritmo constante... Tens que sentir o teu coração acelerado e sentir-te realmente cansado no fim da caminhada =) Tenta caminhar pelo menos 45min
  • COMEÇA A CORRER... DEVAGARINHO: Já aguentas bem uma caminhada a passo rápido? Então está na hora de avançar para a corrida... Começa por incorporar 5min de corrida à tua caminhada... Devagarinho, vais acrescentando mais minutos de corrida.
  • JÁ CONSEGUES CORRER 30MIN SEGUIDOS? BOA! AGORA É SEMPRE SUBIR: Dos teus 45/60min de caminhada já consegues correr 30min? ÓTIMO! Estás pronto para começar a progredir por ti! 
  • DESCANSA: O descanso também faz parte do treino. Overtraining é muitas vezes um erro cometido por vários atletas... Evita as lesões! Para além disso... O descanso também te ajuda a progredir ;)
  • AQUECE E ALONGA SEMPRE!: Mais uma vez, evita lesões! Aquece sempre muito bem e não te esqueças de alongar no fim (mais tarde, farei um post acerca de aquecimentos e alongamentos essenciais)
  • USA TÉNIS ADEQUADOS: Usar ténis adequados à tua passada, confortáveis e com bons amortecimentos é essencial para te sentires confortável e prevenir lesões (mais tarde, também farei um post sobre todo o tipo de ténis de running e como saber escolher)
  • ENJOY IT!

 

 

Interiorizas-te bem? :D Então, siga correr!