Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Running VS Science

You're a product of science, you run and running is a gift of science. Um blog científico cheio de curiosidades sobre a corrida, conselhos para melhorar a performance e entrevistas fenomenais a casos reais de pessoas comuns que venceram na corrida.

17
Dez16

Correr dá-me prazer

Nádia Santos

15578871_573372979523961_7638724459527316081_n.jpg

 

 

Correr é um prazer...

E que digam todos os corredores daqui do Running VS Science, certo? =P 

Correr é o que nos tranquiliza a alma... É o que nos faz chegar do trabalho e pensar "Uma corrida agora é que vai saber bem...".

Há quem nos chame de "malucos" por vermos a corrida como uma forma de relaxar... "Então, mas não relaxas melhor deitadinho no sofá com umas belas bolachas?" =P Talvez até sejamos de facto malucos... Mas malta, tenho uma notícia! A "droga" da corrida, o vício prazeroso, tem uma justificação científica :) 

 

A culpa é dum neurotransmisor (isto é, uma substância química produzida pelos neurónios e que atuam como forma de sinalização para outras células, transmitindo mensagens ao corpo); muito específico chamado "endorfina".Como o próprio nome indica "endo" provém de interior e "dorfina" advém de morfina, um analgésico.

É comumente chamado como a hormona da "felicidade" pois é muitas vezes associado a estados de euforia e bom humor.

Mas afinal qual o papel da mesma durante a corrida? 

 

Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Bonn na Alemanha, conseguiu provar em 10 atletas que após duas horas de uma corrida de longa distância, existia liberação de endorfinas em algumas áreas cerebrais, nomeadamente zonas responsáveis pelas emoções. Esses mesmo atletas, também demonstraram um estado de euforia muito mais eleveado do que pessoas sedentárias... O que realmente bate certo com o que sentimos após correr :) 

 

Mas porque vicia? 

 

A verdade é que devido à sensação de bem-estar, a endorfina pode de facto funcionar como uma "droga natural".

Na verdade, se formos a pensar, todos os vícios existentes têm uma coisa em comum: é algo que nos dá prazer (seja saudável, ou não).

 

Ai esta endorfina a deixar-nos viciados na corrida... =P

De qualquer das formas, aconselho seriamente e terem sempre cuidado com o vício da corrida... Correr é saudável, desde que não usemos de forma compulsiva para suportar certas situações da nossa vida pessoal :) Tudo tem o seu peso e medida... Façam-no com alegria e não de forma sufocadora :)

 

 

 

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D