Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Running VS Science

You're a product of science, you run and running is a gift of science. Um blog científico cheio de curiosidades sobre a corrida, conselhos para melhorar a performance e entrevistas fenomenais a casos reais de pessoas comuns que venceram na corrida.

16
Jan17

#CasosReais - Ricardo Viseu

Nádia Santos

 

ricardoperfil.jpg

 

Esta semana no #CasosReais, trago-vos mais um caso de conquista. Apresento-vos Ricardo Viseu. 

O que o Ricardo conquistou em apenas um ano é algo avassalador e espetacular! Sempre com o espírito #estamosjuntos e com o amor à camisola do Running Espinho, o Ricardo já conquistou a estrada inúmeras vezes! 

Em 2016, teve o prazer de realizar o seu grande sonho de correr a grande Maratona do Porto. Uma performance espetacular e que lhe encheu o seu coração de orgulho. Mas acham que o Ricardo parou por aqui? Nah... Outra conquista foi a Extreme Marathon do Gerês! E acham que vai terminar por aqui? O espírito #estamosjuntos e #vaituconsegues, não param o Ricardo. Fiquem já a conhece-lo :) 

 

 

QUANDO COMEÇASTE A CORRER? O QUE TE MOTIVOU?

 

Olá Nádia! Antes de mais deixa-me agradecer o convite para participar nos Casos Reais! :)

Na realidade, sempre fiz desporto quando era mais novo. Nasci e fui criado à beira mar, o que me permitiu desde os meus 13 anos correr na praia e fazer imensos treinos com o walkman ou o rádio na mão!!! Na altura não existiam estas modernices de internet móvel e mp3 =P

Depois, durante largos anos, sensivelmente dos 25 aos 40, apenas jogava futsal com amigos do trabalho!

O meu retorno às corridas foi numa tarde cinzenta de Outubro de 2015. Sentia a necessidade de recuperar a forma e de ao mesmo tempo descontrair e arejar as ideias. A partir daí foi o reviver de muitas sensações de liberdade e paz que só a corrida nos consegue transmitir.

 

O QUE FOI MAIS DIFÍCIL AQUANDO A INICIAÇÃO?

 

O que custou mais foi lidar com as dores normais de quem não está habituado a fazer exercício, mas que depois de superadas são pequenas vitórias, porque cada vez te vais sentido melhor!!

 

ESTREASTE-TE NO MUNDO DAS PROVAS EM NOVEMBRO DE 2015, NA SÃO SILVESTRE DE AVEIRO. COMO FOI ESTA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA?

 

A minha estreia em provas oficiais é coincidente com a minha ligação ao Running Espinho, pois ao voltar a correr comecei a seguir a página daquele grupo de malta que se juntava todas as terças à noite sem excepção! E apesar de, até à minha estreia em provas oficiais nunca ter treinado com o RE senti o apelo deles. Senti a alegria e união daquele grupo! Fiquei de tal forma contagiado que fui comprar duas camisolas por impulso e comecei com muito orgulho a treinar e a correr em provas de RE.

A minha participação na S. Silvestre de Aveiro foi uma forma de experimentar o que era um pelotão e como se processavam as coisas dentro de uma prova. Foi uma prova que me deixou muito feliz, pois fiz num tempo de 42min. Infelizmente a prova tinha 9k e 600m. Nessa altura já andava com o bichinho de ir fazer a maratona do Porto.

 

ricardoprimeira.jpg

 

NÃO DEMORASTE MUITO ATÉ TE ESTREARES NAS PROVAS DE LONGAS DISTÂNCIAS, FAZENDO A TUA PRIMEIRA MEIA-MARATONA EM JANEIRO DE 2016 EM VIANA DO CASTELO. COMO TE PREPARASTE PARA UMA PROVA DESTAS? COMO FOI A EXPERIÊNCIA?

 

A meia maratona de Viana do Castelo surge de forma surpreendente no meu calendário, pois eu queria estrear-me na Cortegaça que era em Abril. A questão era que vinha de 4 São Silvestres seguidas e andava a treinar 12/15k por dia e ate já tinha feito 21k em modo de treino numas estonteantes 2h 21m!!Em conversa com o César Sousa e com o Mika Magalhães tive conhecimento da prova e não hesitei em atirar-me aos leões!!! Na prova contei com a ajuda preciosa do Jorge Vicente Sousa que fez de pace até aos 15k e estou-lhe eternamente grato por me ter levado à 1h39m57sgds que é até hoje o meu record da meia maratona!! Acabar uma prova destas é muito especial e gratificante!!! E é uma forma bonita de conhecer cidades!!

 

ricardoviana.jpg

 

DESDE ESSA DATA QUE A TUA VIDA DE ATLETA TE TEM TRAZIDO MUITAS CONQUISTAS E UMA COLEÇÃO DE MEDALHAS DE METER INVEJA! O QUE REPRESENTA CADA UMA DESTAS MEDALHAS PARA TI?

 
As medalhas representam superação, alegria, resiliência, querer e acima de tudo amizade!! Fazemos tantos amigos quando partilhamos a estrada!! Cada medalha representa um esforço de muita gente!!! Desde a minha familia que tanto me apoia e vai comigo pra todo o lado, aos atletas do Running Espinho que espalham a magia por onde passam!! Pertencer a uma familia destas enche o coração!!
 

ricardomedalhas.jpg

 

 
NO RECENTE ANO PASSADO DE 2016, PUDEMOS VER-TE A CORRER OS TURBULENTOS 42KM DA MARATONA DO PORTO. QUANDO DECIDISTE TOMAR ESTA DECISÃO? E PORQUÊ?
 
A maratona foi uma resolução de Ano Novo! Penso que todos os corredores anseiam fazer a prova Rainha uma vez na vida!! A maratona surgiu normalmente no meu horizonte! Foi a zénite do meu ano louco de 2016!! No qual fiz 7 meias antes de começar a treinar para a distância Mágica!!

 

QUAL O FEEDBACK DESTA PROVA NO GERAL E DA TUA PRESTAÇÃO? COMO FOI ATINGIR AQUELA META?

 

Concluir a maratona foi o concretizar de um sonho! Foi o culminar de uma transformação de um ano!! Foi o afirmar que tudo é possivel inclusivé passar de sedentário a maratonista no espaço de um ano!! Foi uma caminhada que me permitiu conhecer muitas histórias de superacão e fazer muitos amigos. A alguns deles pedi que me assinassem a camisola com que percorri os 42k 195m.É impagável a sensacão de cortares de mão dada aquela meta! Tinha a Mariana, minha mulher e o Vicente à minha espera para percorrerem comigo aqueles imensos 195 metros!! E perto da meta tinha alguns amigos que fui fazendo durante este lindo percurso!! Também foi importante porque além de mim iam muitos atletas do Running Espinho, do btt sanguedo e do arco run que concluíram a prova!! O feedback foi muito positivo, pois somos sempre parabenizados por concluirmos tamanho feito!! Também é positivo saberes que podes influenciar a vida de outros com a tua superação!

 

ricardomaratona3.jpgricardomaratona2.jpg

 

ricardomaratona.jpg16128304_10158138707955565_1244074377_n.jpg

 

OUTRA RECENTE CONQUISTA FOI A MARATONA DO GERÊS EM CORRIDA POR ESTAFETAS. CONHECIDA PELAS SUAS SUBIDAS AVASSALADORAS, COMO CONSIDERAS ESTA PROVA A NÍVEL DE DIFICULDADE? ACONSELHAS A CORREDORES MENOS EXPERIENTES?

 

Na Gerês Extreme Marathon tive o previlégio de correr com o Luís Costa e a Gabriela Veiga que aceitaram o desafio que lhes propus!!É uma maratona de elevada dificuldade com subidas íngremes mas ao mesmo tempo muito bonita!! Cortar a meta em equipa é uma memória inesquecivel! Eles foram enormes!! Aconselho a prova a todos os iniciantes desde que vão com o objetivo de desfrutarem e tenham alguma preparação e espirito de sacrificio!! Este ano vamos lá voltar!

 

ricardogeres2.jpgricardogeres.jpg

 

COMO SÃO OS TEUS TREINOS SEMANAIS?

 

Os meus treino semanais são compostos por 2 dias de séries intercalados com corrida lenta continua. Não descuro o reforço muscular!

 

TENS TIDO EVOLUÇÕES ESPETACULARES E BASTANTE RÁPIDAS. HÁ ALGUM SEGREDO PARA O SUCESSO? QUE CONSELHOS DÁS A INICIANTES NESTE MUNDO DA CORRIDA?

 

A evolução coincide com a mudança de tipologia de treino!! No primeiro ano apenas fazia kilómetros e reforço muscular!! Este ano passei a fazer treino especifico de séries e isso já resultou num record pessoal este ano que foi de 42m na São Silvestre de Espinho!! E tudo indica que também irei bater o da meia maratona ainda este ano!! Aos iniciantes de corrida aconselho que primeiro desfrutem da corrida e que tracem os seus objectivos com consciência!! Que mesmo que se sintam bem aprendam a ouvir o seu corpo para não entrarem em over training!! Se forem aqui da zona do grande Porto convido-os também a experimentarem o espirito do Grupo do Running Espinho que se realiza todas as 3as feiras às 21h treino com vários ritmos e distâncias de 5 e 10k incluindo caminhada ou o treino Running Espinho Girls que se realiza todas as últimas sextas de cada mês (ponto de encontro largo da câmara de Espinho).

 

O QUE É A CORRIDA SIGNIFICA PARA TI?

 

A corrida para mim é Liberdade, Amizade e Superação.

 

PLANOS PARA ESTE 2017? 

 

Os meus planos são bater o meus recordes do ano passado. E superar mais uma vez a Maratona do Porto! E levar longe o lema do Running Espinho, #estamosjuntos.

 

ricardoruningespinho2.jpgricardossespinho.jpg

 

ricardoruningespinho.jpg

 

 

#CasosReais – Nádia Santos – Entrevista a Ricardo Viseu – Se ele consegue, tu também consegues!

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D