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Running VS Science

You're a product of science, you run and running is a gift of science. Um blog científico cheio de curiosidades sobre a corrida, conselhos para melhorar a performance e entrevistas fenomenais a casos reais de pessoas comuns que venceram na corrida.

05
Out16

#CasosReais - Ana Reis

Nádia Santos

 

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O que seria do Running VS Science sem uma convidada que é corredora e cientista?! Pois é! Esta semana, temos a Ana, uma corredora de excelência que é farmacêutica! 

Entre maratonas, meias-maratonas e várias corridas de 10km a Ana não pára e conquista as suas provas sempre em tempos brutais!! Um exemplo disso, foi a maratona de Sevilha em 3h15!!! 

Entre várias horas de trabalho, o tempo para treinar é essencial!! 

Fica a conhecer a Ana e mais ainda... Espreita as dicas fantásticas que ela deixou para o blog :)

 

 

QUANDO COMEÇOU A CORRER? O QUE A MOTIVOU?

Sempre fiz ginásio, mas por motivos profissionais cada vez tinha menos tempo para ginásio, e para me sujeitar aos horários das aulas, então decidi calçar as sapatilhas, sair á rua e correr! Fui com uns amigos e custou-me tanto!! Nem 6km devo ter feito :o Vi aquele dia como um desafio e não parei mais! Por outro lado a liberdade de horários era o ideal para mim.

 

JÁ ALGUMA VEZ TINHA PRATICADO DESPORTO ANTES DO RUNNING? SE SIM, QUAL OU QUAIS?

Muito!!! Aeróbica, step, spin, body pump…modalidades de ginásio!

 

ENQUANTO FARMACÊUTICA, A GESTÃO DE TEMPO PARA AINDA SE DEDICAR AOS TREINOS PODE SER DESAFIANTE. COMO GERE O SEU?

É realmente complicado! Trabalho muitas horas! Mas o dia tem 24h e apenas quero 1h para o treino! A minha hora! Gosto de o fazer antes do trabalho, fico mais relaxada!

 

EM CONVERSA PARA ESTA ENTREVISTA, REFERIU QUE MUITAS VEZES TREINA ÀS 7H DA MANHÃ. ONDE ARRANJA MOTIVAÇÃO PARA TAL?

O treinar sempre fez parte do meu dia! Desde 12/13 anos…:) É como o almoço ou jantar! Podemos saltar um dia ou outro mas sentimos logo falta! Com a carga de trabalho fiquei mesmo sem tempo para treinar ao fim do dia. Comecei por fazer o esforço de me levantar para treinar ás 7h e apesar de me custar, o final do treino e o dia de trabalho tinham outra vida! Valia mesmo a pena! Encontrei dois amigos que me acompanham e 2 vezes por semanas lá vamos ver o nascer do sol!

 

JÁ FEZ 5 PROVAS DE MEIAS-MARATONAS E VÁRIAS DE 10KM... QUAL A QUE FICOU MAIS NA SUA MEMÓRIA E PORQUÊ?

Eu já fiz 5 maratonas, meias maratonas já passam de 10..e de 10km nem sei :p

Fiz uma prova de 10km em Vila do Conde que foi uma tortura! Ventania!!! E para piorar o meu grupinho enganou-se no percurso e fizemos quase 11km! Mal eu sabia que era a 1ª mulher a chegar! Ri-me imenso porque todos me aplaudiam e eu sem saber porquê :p

Mas o melhor foi a maratona de Sevilha em 2015 que fiz 3h15 e “só” sofri nos 15 minutos finais! Corri com o coração e fui levada pela multidão que pára para ver os “atletas”!

 

COMO SÃO OS SEUS TREINOS SEMANAIS NOS DIAS DE HOJE?

Faço 2 treinos específicos de corrida, séries curtas e séries longas. 3ª e 5a

Faço 2 x reforço/técnica de corrida. 4ª e sábado

2ª e 6ª são trenos regenerativos: natação, bodybalance, bike ou corrida suave

Domingo faço corrida mais longa . Entre 70 a 90 min. Nunca mais que isso!

 

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NO SEU INSTAGRAM @flyrunner PODEMOS VER ALGUMAS DAS SUAS OPÇÕES ALIMENTARES DIÁRIAS... QUE TIPO DE CUIDADOS TENTA MANTER E PORQUE DECIDIU PARTILHAR VIA INSTAGRAM?

O aspecto da alimentação é muito engraçado! Para mim é algo normal, com o qual sempre convivi!

A minha mãe dava-me sempre a fruta e sopa antes do prato principal! Sempre!!

Por volta dos meus 24/25 anos houve uma altura em que me sentia indisposta e a minha mãe sugeriu que deixasse de beber leite! ;) desde aí nunca mais bebi claro!!

Outras opções como retirar a carne , peixe e derivados lácteos foi uma experiencia minha! Fui retirando aos poucos e cada vez me sentia melhor! Mais energia na vida diária e no desporto, a pele ficou sem acne, a digestão era mais fácil, deixei de sentir a sonolência pós refeição!

Comecei a perceber que os alimentos de origem animal e processados não eram bons para mim. Actualmente como ovo, de origem biológica.

Não sou fundamentalista mas certos alimentos sou incapaz de comer!

O perfil de instagram surgiu como um diário pessoal, gostava de rever o que tinha feito na semana passada, no mês passado…comparar evoluções! Tudo relacionado com o treino! Mas como treino e alimentação andam de mãos dadas resolvi partilhar a aminha alimentação também.

 

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(Podes ver alguns exemplos das suas escolhas alimentares no seu instagram @flyrunner)

 

EM VÁRIAS FOTOGRAFIAS PÓS-TREINOS PODEMOS VE-LA A USAR UM GADGET DA GARMIN... PORQUE USAR UM GADGET E NÃO APENAS UM APLICAÇÃO COM GPS? QUAIS AS VANTAGENS?

A aplicação obriga ao uso de telemóvel, o que me incomoda na corrida.

O garmin é muito prático! E permite-me programar o treino de séries.

 

TOMA ALGUM TIPO DE SUPLEMENTAÇÃO? SE SIM, PARA QUÊ?

Suplementação de momento não. Já tomei win fit sport e gostei! Tomo 2 caixas , umas duas vezes por ano.

Uso muito os superalimentos, erva trigo, clorela. Sementes de linhaça, chia etc…

 

QUAIS OS OBJETIVOS DESPORTIVOS PARA OS PRÓXIMOS TEMPOS?

Baixar de 1h30 na meia maratona e de 40min nos 10km ;

 

ENQUANTO FARMACÊUTICA E UMA APAIXONADA PELA CIÊNCIA... QUE TIPO DE ARTIGOS GOSTARIA DE VER NO BLOG DO RUNNING VS SCIENCE?

Temas como:

1-A importância dos treinos/corridas regenerativas na recuperação.

O correr/treinar a um ritmo ligeiro activa a circulação e faz libertar o ácido láctico , inibindo assim a dor muscular. Será??

Mas dizem que a dor muscular são as fibras musculares lesadas a regenerar….. Então aí já é prejudicial correr!!

 

Afinal o que diz a ciência?:)

 

2- A alimentação véspera de prova é assim tão importante?? Eu acho que é a semana ou até o mês pré-prova… Mas o que diz a ciência?? Os hidratos do jantar de véspera  vão mesmo para o músculo??Ou para o glicogénio hepático??

 

3- Fala-se muito na relação hormonas/desempenho e o cortisol?? Para mim é o mais importante!

4- O treino com impacto favorece saúde dos ossos,mas tantos corredores a tomar glucosamina…em que ficamos??

 

5- Magnésio para caimbras?? Nunca vi nenhum estudo que prove a eficácia…no pubmed há meia dúzia de estudos ou nem isso..e pouco conclusivos!

Caimbra será falta de força muscular??

 

 

 

 

 

 #CasosReais – Nádia Santos – Entrevista a Ana Reis – Se ela consegue, tu também consegues!

 

 

 

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