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Running VS Science

O objetivo deste projeto é incentivar o início ou a progressão neste desporto fantásico que é o Running, e ensinar através da ciência várias questões relacionadas com o mesmo :)

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11
Set16

#AlimentaçãoParaAtletas - Queijo batido 0%

Nádia Santos

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Lembram-se do último post sobre proteína whey vos ter dito que para construção e recuperação muscular, apenas o suplemento não seria suficiente e que teriam que ter uma alimentação rica em proteína?

Ora aqui está um exemplo de alimento perfeito para incluírem na vossa dieta ;) 

 

Cada vez mais, o queijo fresco batido (também conhecido como queijo quark 0%), tem vindo a fazer parte da alimentação diária não só de atletas, mas também de quem se preocupa com um estilo de vida saudável...

 

Mas afinal o que é este queijo e que tem assim de tão especial?

 

Queijo fresco batido é um queijo com um travo ligeiramente amargo, de textura branca e cremosa muito idêntica ao iogurte natural. Aliás, apesar de ser da família do queijo fresco, eu diria que comer queijo batido parece realmente iogurte grego (sem açúcar!). 

 

Foi um queijo criado pelos antigos povos eslavos, muito popular nos países do norte da Europa e países baixos e tem uma tabela nutricional absolutamente fantástica! 

 

1) Quase isento de gordura (aproximadamente 0%), o queijo fresco batido possui muito menos matéria gorda do que qualquer outro queijo (mesmo os intitulados como light) o que é ótimo para a manutenção ou redução de massa gorda do organismo

2) Não lhe é adicionado sal 

3) Alta percentagem de proteínas de lenta absorção

4) Baixa percentagem de hidratos de carbono

5) Preço fantástico: 0.99cent por 500g (Lidl)

 

Mas porque é então importante a ingestão deste queijo por parte de atletas?

 

Bem, sem olharem para a tabela nutricional (em baixo), podem verificar que por cada 100g de produto, este queijo possui 8,5g de proteína... Ora se pensarem que, este queijo se identifica a um iogurte grego e que cada iogurte costuma ter aproximadamente 125g, então significa que cada porção que comerem equivalente a um iogurte estarão a ingerir aproximadamente 10,63g de proteína! Já não falamos anteriormente da importância duma alimentação rica em proteína? :)

 

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Para além disso, este queijo batido oferece grandes quantidades duma proteína designada de caseína que é de lenta absorção. O que significa? Significa que para além de ser saciante porque demorará algum tempo a ser digerida, também é uma excelente escolha para a vossa ceia antes de dormir, pois estarão saciados toda a noite e permitindo ao vosso corpo que anabolize enquanto dormem :)

Esta lenta absorção por parte da caseína deve-se ao facto de ser bastante sensível ao pH do estômago tendo que ser absorvida gradualmente e assim libertando os seus aminoácidos de forma prolongada para o organismo (aprox. 7h).

 

CONSELHOS:

 

- Ingerir na ceia o queijo fundido juntamente com uma pequena porção de frutos secos. Estes são ricos em gorduras saudáveis, retardam a absorção da proteína, mantendo-vos saciados ainda durante mais tempo. Para além disso, têm um papel muito importante no sistema hormonal

 

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- Se estão em fase de hipertrofia ou um desgaste físico muito grande, devem ingerir mais calorias, sendo necessário adicionar alguns hidratos de carbono (que o queijo não possui). Podem escolher por exemplo aveia que é um carbohidrato completo (tenham atenção às quantidades consoante a vossa necessidade calórica)

 

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Outras vantagens do queijo batido é a sua diversidade de aplicação. Existem inúmeras receitas, desde queijo batido com gelatina; gelados fit (saudáveis); substituto de natas; molhos (como molho de iogurte caseiro por exemplo)... IMENSA COISA, basta pesquisarem no google que vos aparece centenas de opções!

 

 

18084468_ffAOL.jpeg(Misturar o queijo com a gelatina ainda em estado líquido e colocar no frigorífico)

 

 

Gostaram? :) Acham uma boa opção? 

Então, boas compras ;) 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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