Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Running VS Science

You're a product of science, you run and running is a gift of science. Um blog científico cheio de curiosidades sobre a corrida, conselhos para melhorar a performance e entrevistas fenomenais a casos reais de pessoas comuns que venceram na corrida.

29
Jan17

#AlimentaçãoParaAtletas - Manteiga de Amendoim

Nádia Santos

peanutbutter.jpg

Boa noite atletas! 

Chegou mais um post da rubrica #AlimentaçãoParaAtletas, desta vez com a tão falada manteiga de amendoim.

 

Quem me conhece ou me segue diariamente no instagram, sabe que sou uma MEGA fã deste super alimento! 

Mas porque faz parte da dieta de tantos atletas?

 

O amendoim, da família dos frutos secos, é um alimento super nutritivo. Rico em ácidos gordos mono-insaturados (conhecidos como "gordura saudável"), conhecidas por reduzir o colesterol "mau" (LDL) e aumentar o colesterol "bom" (HDL), e assim prevenir doenças cardiovasculares... Para além disso, também possuem quantidades generosas de proteína, que como sabem são essenciais para manter/aumentar a massa muscular do atleta. 

Ricos também em minerais como o zinco, cálcio, magnésio, ferro e fósforo (importante na contração muscular) e em multi-vitaminas bastante importantes para o nosso metabolismo.

 

Mas o que é a manteiga de amendoim?

Como o próprio nome indica, é uma manteiga. O seu processamento passa pela trituração do amendoim que lentamente liberta os seus óleos fazendo a própria emulsão da manteiga.

A sua aplicação é diversa!

Por exemplo, podem usar para barrar no pão como substituto das manteigas "comuns" ricas em gorduras saturadas e com muito menos menos valor nutricional.

 

A manteiga de amendoim é portanto um excelente alimento para desportistas! Com alto valor nutricional e calórico! Sim, calórico! Mas não se assustem... Para quem, por exemplo, se encontra num processo de perdo de massa gorda pode na mesma comer manteiga de amendoim!! Aliás, deve, pois as gorduras presentes no amendoim (saudáveis) já se provou ter um papel fundamental na perda de gordura... A ideia, como tudo na vida, é a moderação. E claro... Terem em atenção o vosso registo calórico diário! Mas é sempre preferível barrarem a vossa tosta com manteiga de amendoim do que com manteiga/margarina.

 

O valor calórico traz-vos também, obviamente, uma excelente energia para o vosso treino!

 

COMO ESCOLHER MANTEIGA DE AMENDOIM?

 

A escolha da manteiga de amendoim é fundamental para um estilo de vida saudável. Isto porque, a maioria das marcas que podemos ver nos supermercados estão ricas em aditivos e açúcares que não desejamos DE TODO ingerir.

Dessa forma, o meu conselho é que procurem marcas em que o ingrediente seja 100% amendoim. Isto é, o seu processamento foi simplesmente a trituração do amendoim sem adição de qualquer outro produto.

Vejam o exemplo da minha manteiga de amendoim...

 

16359068_1618832808143253_1546457361_n.jpg

(Manteiga de amendoim 100% natural da My Protein, site online).

 

Podem encontrar manteiga de amendoim 100% natural em Celeiros ou em sites online como a My Protein ou Prozis.

 

Outra opção que têm é fazer a manteiga em casa. Para isso, apenas precisam de amendoins e uma trituradora. A ideia é deixar a triturar durante um belo tempo até começarem a ver surgir a emulsão (Atenção que é um processo longo, mas muito menos dispendioso).

 

COMO COMER MANTEIGA DE AMENDOIM?

 

Uma ideia, como já disse anteriormente, é barrarem o vosso pão integral com manteiga de amendoim em vez de margarinas saturadas. 

No entanto, podem colocar como topping de panquecas saudáveis ou papas de aveia. Ou até mesmo... Utilizar em receitas como a que vos deixo :)

 

Muffins de banana e manteiga de amendoim 

 

Ingredientes: 

1 banana madura (grande)

1 ovo

2 claras

2 colheres de sopa de farelo de aveia

1 colher de sopa (bem cheia) de manteiga de amendoim

Fermento em pó 

Leite vegetal (opcional, caso a massa continue muito espessa)

 

Preparação: 

 

Colocar todos os ingredientes num recipiente e misturar bem. Pré-aquecer o forno a 180º graus e deixar os muffins durante 15 minutos, depois de os borrifar com canela. 

 

 

16386948_593420090852583_1050412373274316993_n.jpg

16426599_1618833524809848_657380621_n.jpg

 

Espero que tenham gostado e que considerem em incorporar a manteiga de amendoim na vossa dieta de atletas :)

 

Bons treinos!

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D