Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Running VS Science

O objetivo deste projeto é incentivar o início ou a progressão neste desporto fantásico que é o Running, e ensinar através da ciência várias questões relacionadas com o mesmo :)

Running VS Science

O objetivo deste projeto é incentivar o início ou a progressão neste desporto fantásico que é o Running, e ensinar através da ciência várias questões relacionadas com o mesmo :)

13
Ago16

A IMPORTÂNCIA DO REFORÇO MUSCULAR

Nádia Santos

fortalecimento-site.jpgMUSCULAÇÃO E A CORRIDA

 

A corrida, mais comumente designada enquanto “running” na atualidade, tem sido um desporto cada vez mais popular devido ao seu fácil acesso (não só pelo facto de ser gratuito mas também porque nos permite evoluir individualmente, sem recurso a acompanhamento profissional). No entanto, esta lacuna de acompanhamento profissional contém algumas desvantagens e consequências. Atletas amadores submetem-se a treinos intensos e regulares, muitas vezes resultando a lesões ligeiras ou até mesmo graves.

Durante a corrida, sempre que colocamos o nosso pé no chão e realizamos o impulso para o próximo movimento, geramos uma força contra o solo que, segundo as leis da física, nos “devolve” uma força de igual intensidade. Essa mesma força é designada de força de reacção ou de força de impacto. Enquanto que numa caminhada essa força é equivalente ao nosso pesso corporal, durante uma corrida pode variar de 2 a 7 vezes maior dependendo da velocidade da corrida e do solo em questão o que em consequência excede a capacidade de absorção do músculo gerando lesões.

Um músculo bem trabalhado e fortalecido, por sua vez, promove o alinhamento das fibras, aumenta o colagénio do tendão , um maior ganho de força num menor espaço de tempo e um maior alongamento, permitindo assim reduzir a força de impacto até 70% e diminuindo o risco de lesão.

A forma mais eficiente de fazer reforço muscular é num ginásio. No entanto, por questões económicas muitos atletas preferem não frequentar o mesmo, podendo na mesma efetuar este tipo de treino em casa.

A nova rubrica #NoGymNoExcuses trará dicas e vídeos de fortalecimento muscular que poderão fazer em casa com o auxílio de alguns equipamentos de fitness ou até mesmo usando apenas o peso corporal. O foco será maioritariamente músculos como o glúteo máximo, quadríceps, músculo posterior da coxa e gémeos (músculos mais usados na corrida). No entanto, também serão focados exercícios para os membros superiores (tais como os músculos do bicep e deltoides) pois também são deveras importantes e muitas vezes desprezados por corredores. O core também será altamente valorizado pois ajuda na postura!

13920617_521413998053193_3561598097964519663_n (2)

(Agachamento com kettlebell - Exemplo de vídeo do #NoGymNoExcuses)

 

Pronto para esta nova rubrica? Não percas e inicia JÁ o teu reforço muscular!

PREVINE LESÕES ;)